Machado compõe programação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

No mês do patrimônio cultural, do folclore e das festividades de São Benedito, o município de Machado comporá parte da programação estadual da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural.
Na edição de 2021, o tema da jornada é “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”. Essa é a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e acontece a cada 02 anos, sempre nos anos ímpares. Esse ano está aproveitando também para comemorar ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural.
 
A proposta desse ano é promover ações educativas e que propagam o patrimônio cultural, sensibilizando a sociedade, a população dos municípios participantes na promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.
 
Os municípios que participarem da Jornada e divulgarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão direito à pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.
 
Você sabia?
 
A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais é uma ação desenvolvida pela Sec. Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT) através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).
 
O objetivo é incentivar e promover atividades diversas relacionadas à cultura como: cursos, eventos de artes, ações educativas para diferentes públicos de diferentes idades, exposições, seminários, enfim, tudo relacionado à promoção do patrimônio cultural.
Devido à pandemia, as atividades podem acontecer de forma virtual ou presencial, respeitando as normas de combate à Covid-19 do município pertencente.
 
Machado participa com ações do projeto Memória Viva com histórias e memórias publicadas na página da Casa da Cultura no Facebook. O prêmio Congadas então realizado durante as festividades de São Benedito ocorrerá no dia 28 de agosto com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura, além de 27 a 31 de agosto a apresentação de todas as congadas de Machado e delivery dos pratos típicos da festa serão difundidos através dos canais no Facebook e You Tube.