SETEMBRO AMARELO SE ENCERRA COM DIVERSAS AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O mês de Setembro foi marcado pela Educação em Saúde para prevenir e alertar a população sobre a prevenção ao auto extermínio. Atualmente, o suicídio tornou-se um grave problema de saúde pública, que leva a morte 1 milhão de pessoas, por ano, no mundo. Estima-se que a cada 40 segundos uma pessoa tenta tirar sua vida.
Durante este mês, foram desenvolvidas diversas ações em ciclos de vida variáveis, como idosos, gestantes, trabalhadores, dependentes químicos e do álcool e adolescentes. A informação chegou a esses grupos por meio de conversas que identificam pessoas com problemas de saúde mental como ansiedade, pânico, depressão, esquizofrenia e demais distúrbios que podem afetar a saúde humana.
Os adolescentes das Escolas Unicol, Iracema Rodrigues, E.E. de Douradinho, Paulina Rigotti, receberam essas informações e foram orientados a pedirem ajuda quando suas emoções estiverem alteradas e, após, responderam questionários para avaliar suas emoções e sentimentos, validados pela USP (CDI). Tal questionário levantou adolescentes com riscos de depressão e que precisam de avaliação. Os mesmos já estão sendo encaminhados ao CAPS e ao NAPS de Machado.
As gestantes foram atendidas com intuito de identificação precoce de BABY BLUES e Depressão pós parto, orientadas a não deixarem os sintomas evoluírem e a pedir ajuda pois tem cura e tratamento.
Os trabalhadores da fazenda Iracema foram abordados sobre o tema e também responderam um questionário de avaliação de risco de depressão. Após, aqueles que mostraram necessidade foram orientados a procurarem ajuda.
Para fechar o mês, o tema foi levado ao Recanto EMAUS, para pessoas que estão em tratamento de recuperação da dependência do álcool ou drogas e, também, para os pacientes do NAPS, o qual foi exposto a importância da utilização correta das medicações contra depressão e ansiolíticos e os cuidados a se ter com eles, visto que usados em dose acima do recomendado podem levar à óbito.


Fonte: Secretaria de Saúde